Inicio » PORTUGUêS » INSERÇÃO Internacional

INSERÇÃO Internacional

Num mundo cada vez mais globalizado e interdependente, os Estados Nacionais deixaram de ser os atores privilegiados das relações internacionais; e ante as demandas do novo contexto externo, muitas das competências que lhes eram exclusivas são agora realizadas pelos governos locais que viraram protagonistas de sua inserção externa.

O município de Pergamino desenhou, desde fins da década dos 90, seu próprio caminho no espaço internacional encabeçado pelas gestões da Direção de Cooperação Internacional (DCI) e a Direção de Comércio Exterior (DCE). A primeira, desde o âmbito interinstitucional atuando de nexo entre as diferentes dependências locais e os governos, organismos, redes, organizações, etc. do âmbito internacional. A segunda, encarregada da promoção do comércio exterior, acompanhando o empresariado local e dando-lhes a informação e assessoramento necessário para a pesquisa e uso das diferentes oportunidades comerciais. Neste sentido, é necessário que as duas áreas transitem de maneira conjunta e coordenada pelo espaço externo, definindo o perfil institucional que formará parte da presença que desejamos ter em nossos âmbitos de inserção.

Isto prova que a política externa do governo de Pergamino tem utilizado as ferramentas da cooperação internacional e as relações internacionais como instrumento de gestão externa, e assim também as atividades referidas à promoção econômica exterior, para canalizar sua presença no mundo. No entanto, e tendo passado vários anos de presença prolongada e contínua, e ante as mudanças do contexto internacional, é necessário reavaliar e repensar a forma de articular o trabalho de ambas  áreas para fortalecer essa presença em base aos objetivos estratégicos da política interna, as necessidades de desenvolvimento e um acompanhamento institucional e cidadão mais ativo.

Desde a DCI e a DCE, analisamos o estado da situação atual, da presença de Pergamino no mundo, projetamos e planificamos atividades conjuntas para fortalecer o município no cenário mundial como ator político e econômico.


Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: